sábado, 26 de dezembro de 2009

EUNIVERSO

O Planetário Hayden, que fica no Central Park, em Nova York, acaba de lançar um vídeo chamado O Universo Conhecido. O vídeo começa no Tibete, vai se afastando da Terra no tempo e no espaço até revelar todo o universo conhecido.

O vídeo foi criado para uma exposição no Museu de Arte Rubin, e usa mais de uma década de dados coletados por pesquisadores do planetário. Chamado de Atlas do Universo Digital, o banco de dados inclui a localização precisa de cada objeto já observado no céu. De quasars (objeto astronômico altamente energético maior que uma estrela mas menor que uma galáxia) a buracos negros (objeto com campo gravitacional tão forte que nem mesmo a luz pode escapar do seu interior) a nebulosas (nuvens de poeira, hidrogênio e plasma), está tudo ali. O universo observável chega a 13,7 bilhões de anos-luz (distância que a luz percorre em um ano no vácuo).

Nós do GEMA, publicamos este vídeo no nosso blog com o intuito de despertar o olhar reflexivo sobre a vida, a existência. Podemos perceber que somos tão pequenos diante de universo e somos ao mesmo tempo tão grandes já que fazemos parte dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário