terça-feira, 22 de março de 2016

Hoje “comemora-se” o Dia Mundial da água. Mas e ai? O que isso significa?


Existem coisas na vida que são certas de acontecerem, uma delas é o seguinte fato: no seu sexto ano do ensino fundamental e no primeiro do ensino médio, seu professor de geografia, ciências, química ou até mesmo de outra matéria, já te perguntou a importância da água para o planeta e em que usamos ela no dia a dia. Então, as respostas que você e seus colegas deram, foram as mais corretas possíveis, até por que não há muito o que errar: beber, tomar banho, fazer comida e por aí vai. Nessa mesma aula, seu professor ou professora pode ter perguntado ainda onde podemos encontrar água e você sabiamente também já sabia: nos mares, nos rios, na geladeira, no ar. E aí vocês também falaram sobre como é importante não usar agua de forma desordenada pois a água é um recurso que um dia, não muito distante, pode se esgotar.

Mas aí eu pergunto: mesmo sabendo de tudo isso e da importância desse componente para o planeta todo, por que a água ainda é um problema tão grande quando se fala em desperdício? Por que tantas cidades brasileiras (sem se falar em âmbito mundial) sofrem com problemas de abastecimento e nessas mesmas cidades, existem pessoas desperdiçam água nas atitudes mais simples do dia a dia? A lição da sala de aula não serviu? A importância que nós citamos à água na sala de aula não é verdadeira? Quando ela será importante? 

Ainda somos o povo que muito fala, que muito compartilha imagens, vídeos e textos (como este) nas redes sociais e pouco faz, pouco põe em prática. Se não pomos em prática, para que a comemoração nas redes sócias? Pensemos. 

Evelyne Lima
Membro do G.E.M.A
Graduanda em Geografia UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário