Sou muitos. Sou convergência. Interdependência. Sou terra, bicho, sou água, sou ar. Sou uma entidade tentando tirar a "remela" dos olhos. Lugar de sonhos. Espaço de Ideias. Paisagem de desejos. Território de Ação.
É necessário. É urgente. É peremptório. Antes tarde do que nunca. E pronto.
02. OBJETIVO.
Despertar Percepção e consciência ambiental na comunidade da Escola de Ensino Médio Gov. Adauto Bezerra através da coleta e processamento do papel de expediente usado e descartado no cotidiano de trabalho da instituição.
03. PÚBLICO ALVO
Toda a comunidade escolar
04. METODOLOGIA
Momentos de formação, distribuição das caixas coletoras, mensurações, produção de relatórios técnicos, processo de reciclagem e destinação .
05. MATERIAIS NECESSÁRIOS E RECURSOS
Seres humanos vivos ou não, consciência, estudo, trabalho, tempo, caixas coletoras, laboratório e apoio.
Será lançado, dia 22 de abril, às 19h, o livro "Sentidos da Geografia Escolar", de autoria do Prof. Christian Dennys Monteiro de Oliveira.
O volume, que integra a coleção Estudos Geográficos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, aborda a ampliação científica necessária ao desenvolvimento do Ensino Básico de Geografia, fornecendo-lhe instrumentos para enfrentar os desafios de aprendizagem do mundo contemporâneo.
A solenidade de lançamento será na sede da Associação dos Docentes da UFC (ADUFC), na Av. da Universidade, 2346 - Benfica.
Fonte: Laboratório de Estudos Geoeducacionais da UFC - (fone: 85 3366 9861 / 3366 9864)
Prêmio Ethos-Valor prorroga inscrições até 26 de abril
Foram prorrogadas, até 26 de abril, as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Ethos-Valor, que irá distinguir trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial e sustentabilidade aplicada às empresas.
Realização do Instituto Ethos e jornal Valor Econômico, a iniciativa tem como objetivo incentivar, na comunidade acadêmica, o debate sobre a responsabilidade social das empresas e o desenvolvimento sustentável.
Os trabalhos devem ser enviados até dia 27 de abril, em três cópias impressas e um CD-ROM ou disquete contendo o arquivo eletrônico. Professores podem desenvolver planos de ensino ou artigos de pesquisa com enfoque no tema "Educação para a sustentabilidade".
Os estudantes (graduação, cursos sequenciais e pós-graduação) elaborarão trabalhos acadêmicos com as temáticas "Responsabilidade social empresarial" ou "Desenvolvimento sustentável", com os princípios da Carta da Terra. Para equipes mistas, formadas obrigatoriamente por estudantes e professores universitários, os trabalhos devem abordar "Corrupção".
Não há limite de inscrições por autor, categoria ou instituição de ensino. Para obter mais informações, acessar o regulamento ou fazer inscrições, visite o site www.premioethosvalor.org.br ou se comunique através do e-mail premio@ethos.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .
Fonte: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social - (fone: 11 3897 2430)
(Baoba - Árvore-Deusa, localizada no passeio publico de Fortaleza)
Será realizado no dia 15 de abril de 2010, no auditório da biblioteca da UNIFOR, o Seminário de Arborização de Fortaleza. O credenciamento será realizado no local, a partir das 8:00 h. As vagas são limitadas! Participem.
ESTE ANO FAREMOS ANIVERSÁRIO. COMPLETAREMOS DOIS ANOS DE EXISTÊNCIA. NESSA REUNIÃO, DENTRE VÁRIOS OUTROS TEMAS, TRATAREMOS DAS AÇÕES PARA A ANO DE 2010. É IMPRESCINDÍVEL A PRESENÇA DE TODOS E TODAS!
Ah! As imagens acima, representam mandalas. O GEMA procura desenvolver um trabalho que vai ao encontro das simbologias representadas pela figura.
SAIBA UM POUCO MAIS
Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.
Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, VII e XVIII.
A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. Se observarmos o cotidiano a nossa volta, perceberemos estruturas mandálicas onde nunca pensaríamos haver, como no gostoso pãozinho ou no macarrão que comemos: começam com a massa que depois de amassada vira uma bola – mandala tridimensional – para crescer. O prato onde comemos tem a forma circular, e quando nos servimos formamos uma mandala colorida, que irá nos alimentar e nos nutrir, dando energia e vitalidade ao nosso corpo. A própria Terra foi formada por uma explosão de forma mandálica.