domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rios de Fortaleza atingem altos níveis de poluição.


Residuos sólidos, esgoto clandestino, efluentes industriais, carreamento de poluentes pela chuva, criação de animais, aplicação de pesticidas e fertilizantes são alguns dos maiores poluentes dos manaciais, encontrados pela UFC, em análise solicitada pelo Diário do Nordeste
Reportagem de hoje da capa do Diário do Nordeste, sobre essas informações que constam somente na primeira página do jornal, já não é nenhuma surpresa para a população que vive em Fortaleza ou até mesmo as cidades que tem relação com os rios do nosso Ceará, muito fácil observar a cor, cheiro e a quantidade alarmante de lixo e a qualidade da vida dentro desses rios (dificil ver peixes saudaveis nos braços d'agua), o que podemos alertar aqui, é que isso não acontece somente dentro das grandes cidades, a poluição está presente em grande parte dos cursos dos rios, lendo a reportagem inteira podemos ver mais algumas informações que realmente pode gerar surpresa a pessoas não tão informadas sobre a situação dos rios que cortam a cidade.

Testes feitos pela UFC...Mostram que de 12 pontos analisados, só uma nascente é limpa
Fica o alerta, a nossa cidade deve e precisa cuidar dos nossos rios, hoje repressados e manipulados de acordo com a vontade do gorverno, a cidade de fortaleza junto com seus habitantes, devem começar a ter uma nova maneira de se relacionar com os rios, eles não podem ser considerado uma lixeira e muito menos um escapamento para dejetos de grandes empresas, se bem cuidado e quando se ver pontos positivos em cuidar bem deles, poderemos ver outras cidades seguir o modelo de preservação. Ai poderemos (quem sabe) ver o rio limpo com suas nascentes em excelente estado de preservação.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

INVESTIGANDO A PARANGABA

Conforme já informado o grupo está desenvolvendo um projeto de pesquisa na área de ciências humanas. Em dezembro de 2010 estivemos no centro de Fortaleza realizando observações.
Nesta sexta-feira dia 25 de fevereiro, estaremos na bairro da Parangaba para dar continuidade ao projeto. É importante a presença de todos os membros. O encontro será as 7:30h no terminal.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aos que partem, aos que ficam e aos que virão.


O G.E.M.A. de ontem não é o G.E.M.A. de hoje como também não será o de amanha, mas nunca deixará de ser o G.E.M.A.


O G.E.M.A. hoje tem uma caracteristica singular, encontrada em poucos lugares onde se há uma verdadeira relação entre pessoas (não aquelas relações superficiais encontrada na sociedade), essa caracteristica é a manutenção constante de um ideal onde não há a perca de sua essência, sua alma.
Ao longo de quase três anos de caminhada, o grupo continua focado em suas ações de conscientização, vem adquirindo um rigor mais cientifico e tem conseguindo atrair a atenção para as causas defendidas, nenhum momento sucumbiu as dificuldades. Grande parte (ou toda) do mérito é daspessoas que estão e que estiveram nesse grupo, por isso podemos afirmar que o G.E.M.A. de antigamente não é igual ao de hoje, os alunos com o papel de educando e educador já estavam no grupo a anos atrás, e continuarão até quando haver a vontade de mudar. O G.E.M.A. de hoje não será igual ao de amanha, afinal de contas em um grupo que já está a tanto tempo funcionando, obviamente haverá pessoas partindo e mudando a percepção e o modo de educar as pessoas, e assim o G.E.M.A. irá mudando, mas nunca perdendo a essencia, afinal essa dita essência está nas pessoas que integram o grupo, é tanto que quando um 'ex' membro retorna ele ainda sabe do que tratamos e do por que trabalhamos para educar as pessoas, e muitas vezes o 'ex' membro não é exatamente um 'ex'(do passado), ele leva a filosofia que adquiriu e evoluiu com o grupo e irá usar o que aprendeu para sempre.
E sobre o G.E.M.A. de amanha, não saberemos ao certo, se sabe que continuará participativo e ativo com as coisas que acontecem na escola e na sociedade, não igual a hoje afinal as pessoas partem para alçar voos maiores, mas irá ter pessoas novas que agregarão percepções novas ao grupo e se utilizarão de ensinamentos passados e continuando com a essencia principal. A Filosofia de ensino ,de vida e de perceber, enfim, o ideal.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PROJETO PAISAGENS E VISÕES - ALUNOS FAZEM OBSERVAÇÕES NO CENTRO DA CIDADE

O projeto Paisagem e Visões é uma investigação audaciosa feita por estudantes de ensino médio da Escola Adauto Bezerra e que compõem o GEMA. A publicação de um livro, a produção de três curtas metragens e a realização de uma exposição fotográfica estão como metas para a conclusão do projeto.

Temos abaixo algumas imagens feitas durante uma observação no centro da cidade de Fortaleza.

(Pesquisa Bibliográfica na Biblioteca Pública Menezes Pimentel)



(Visões da Rua 24 de maio)


(Pessoas invisíveis)


(No passeio Público)


( Na Praça do Ferreira)