quarta-feira, 13 de julho de 2011

PERCEPÇÃO AMBIENTAL:Um olhar sobre a Parangaba

A Secretaria de Educação do Estado do Ceará-SEDUC, promoverá no segundo semestre de 2011 a I Mostra de Educação Ambiental das Escolas Públicas Estaduais. Foram selecionados trabalhos nas modalidades Científica e artístico-culturais. Em Fortaleza, de todas as escolas a SEFOR selecionou 06 trabalhos na modalidade científica. Dentre esses 06 está um projeto de pesquisa desenvolvido pelo GEMA. Entitulado Percepção Ambiental, um olhar sobre a Parangaba. Durante todo o mês de julho membros do grupo estão em campo colhendo dados e fazendo o devido tratamento das informação coletadas. Importante dizer que também fomos selecionados com um trabalho na categoria artístico-cultural. Trata-se de uma esquete teatral com 10 minutos de duração e dividida em quatro atos. Esta esquete já fora apresentada duas vezes na escola e uma vez no bairro Granja Portugal.

ALGUNS REGISTROS: 12 DE JULHO DE 2011
(08H DÃ MANHÃ, NA BARRACA DA DONA LENA E SR. NARCÉLIO, REPASSANDO O INSTRUMENTAL DE PESQUISA E TOMANDO CAFÉ COM TAPIOCA) 
(ENTREVISTA COM O SR. RICARDO ( BARÃO), MORADOR DA PARANGABA)
ATÉ QUANDO VÃO RESISTIR???
O texto abaixo é de Érick Sousa, membro de grupo. Leia por gentileza.


Um Olhar Sobre a Parangaba

O bairro traz consigo uma visão cansada, deteriorada, sem segurança, sem preservação; essas são características eminentes na primeira visão de um “observador quase que voluntário” como eu, o grupo acanhado mas, com uma ideia foi ao bairro para espremer o quanto os dali eram ligados ao meio retirando assim mais do que nossa visão tão ainda inicial mas já tão audaciosa podia nos dar.
Pré-teste

Como podemos observar o sistema é mesmo ‘foda’ digo isso em todos os sentidos ele pode tanto transformar e eleger os seus e derrubar os outros de acordo com o seu gosto, ele é tão incrivelmente perspicaz, como exemplos podemos usar o próprio objeto de estudo a Parangaba que passa por um reboliço e transformação tão repentinamente mas já ha anos especulada; o metro que corta o bairro, transita entre o terminal de ônibus e a praça central da Parangaba. Benefícios sim, com certeza tem, aumento de pessoas transitando pelos derredores das linhas, comerciantes lucrando, empresários lucrando com uma passagem a mais, por que classe média não anda de ônibus, classe média não pegava Paranjana I e II, claro mais isso não é o malefício, é só uma divisão de classe sempre existiu, o que assusta ou deveria assustar os moradores é modo brutal e inconsequente que ‘eles’ vão agir sobre o meio do bairro e muitos dos moradores estão engessados com as consequências e é ai que entra o ‘querido sistema’ que usa de uma ferramenta que também é sim, muito ‘Foda’ a Publicidade e Propaganda, mais conhecida como mídia que passa pro moradores e a cidade e os ‘benefícios’ que vão ter em uma construção de shopping e o metro e o pior os moradores compraram a ideia de lucro e beneficio. Boa sorte
“Banhado em chuva em busca do prazer cognitivo e aumentar a velocidade do meu coito cultural”.
Este outro é de Erberson Rodrigures, também membro do grupo.
A aplicação de questionários e as observações feitas hoje no bairro da Parangaba, me ajudou a perceber um pouco o que se passa na mente de um morador deste bairro. Vivendo ou não no centro histórico do local, percebemos que ele passa por um momento pobre em lazer, cultura e segurança. O que torna empreendimentos de grande porte (E diga-se também de utilidade duvidosa) como um local que possa trazer mais vida aquele espaço, de fato traz alguns pontos positivos nos aspectos culturais e de segurança, mas, não irá trazer de fato um rejuvenescimento ao bairro e muito menos trará qualidade de vida aos seus moradores. mas para essas pessoas esses empreendimentos são as soluções imediatas para resolver um problema que já vem acontecendo no bairro e que só se intensifica com o descaso do poder público.
Segurança
A falta de segurança é algo na Parangaba que no meu ponto de vista já está aceito pela população, é assustador você está numa mesa se alimentando e nela está duas pessoas falando sobre os produtos de furtos passados ,e pior ainda, ele se comunicar com as pessoas e todas elas ignorarem o assunto ou pelo reconhecerem as ações dessas pessoas e não se aterrorizarem com isso. O aspecto de abandono em algumas partes do bairro evidência ainda mais o medo que as pessoas tem de passar pelos locais do bairro, já que o lixo e a sujeira que ficam na rua dá um tom de perigo para quem transita. A falta de segurança ajuda o abandono do bairro, já que as populações não costumam procurar os locais que transmitem essa ideia de insegurança.
Questionários
Observo ainda um pouco de despreparo de mim e de meus colegas, mas acredito que com as novas idas a Parangaba e aos outros espaço a tendência é que melhore a abordagem e a vergonha vá diminuindo, já que são vivencias novas que estamos tendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário