A temática ambiental tem estado na ordem do dia em todas as instancias e espaços da sociedade. Instituições públicas e privadas vivem alardeando aos quatro ventos suas ações e iniciativas com relação à preservação e conservação do meio ambiente. Tem-se até leis federais que regulamentam e dão direcionamento para a gestão ambiental. Como exemplo, podemos citar a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo governo Lula.
No entanto, na prática do dia-a-dia não vemos sua efetivação. Poucas são as instituições que gerenciam de dão destinação ambientalmente correta aos seus resíduos sólidos. O discurso é eloquente e a prática deficiente ou inexistente.
Aqui na Escola Adauto Bezerra transita uma média de 2500 pessoas por dia. Somos uma instituição de grande porte e não apenas consumimos muita água e energia elétrica como também produzimos uma grande quantidade de lixo.
Coleta seletiva na minha opinião é uma grande mentira se falarmos em termos absolutos. Quase nenhuma instituição de ensino seja de educação básica ou superior tem um programa de educação ambiental efetivo e faz destinação correta dos seus resíduos.
Há aproximadamente três anos e meio foi criado na escola o Grupo de Estudos do Meio Ambiente – GEMA que mesmo limitado pelo tempo e pela quantidade de participantes procura desenvolver atividades voltadas para a educação ambiental dentro da escola. Como exemplo podemos citar o Projeto Acerte o Cesto – botando as coisas no lugar, que tem como objetivo recolher pelo menos o papel de expediente descartado durante o trabalho de rotina como sobras de avaliações, cartazes e folhas de caderno. Este projeto teve início do ano de 2010. É muito difícil educar os seres humanos e sensibilizar-los para a educação ambiental é algo demorado; os indivíduos são inacreditáveis. É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que fazer ao seres humanos botar seu lixo no local correto.
Ainda neste mês de maio estaremos retornando com as caixas coletoras para as salas de aula. Nela deverão ser colocados somente os papéis descartados durante o trabalho.
Alguns membros do GEMA realizaram na tarde do dia 15 de maio de 2012 uma visita técnica a empresa ALM RECICLÁVEIS de propriedade do senhor Anderson Cordeiro. Localizada em Messejana esta empresa trabalha com reciclagem de papel. Nosso objetivo era fazer uma parceria para que a mesma pudesse receber todo o papel descartado pela escola.
A visita foi muito proveitosa. Pudemos ver in locu como funciona todo o processo. É algo muito rico e que nos faz refletir sobre nossas ações e atitudes.
Alguns registros
Ótima Matéria !! Gostaria de saber se teriam algum telefone para que eu possa entrar em contato com a ALM recicláveis.
ResponderExcluir