segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PROJETO DIÁLOGOS.COM

Introdução


A escola deve, à luz do conhecimento e da sensibilidade, trabalhar para que jovens tenham acesso à informação de qualidade e de forma responsável. Em sua missão de proporcionar uma formação que valorize o humanismo, o Grupo de Estudos do Meio Ambiente está desenvolvendo o Projeto Diálogos.Com. Compõe-se de uma série de seminários e apreciações artísticas. Iniciou-se com o seminário juventude e política, prosseguiu com as temáticas sexualidade, fé e esporte. O projeto baseia-se em reflexões que busquem um olhar que investigue as questões socioambientais sem sectarismo ou visão romântica da situação. Em tempos em que a intolerância e a violência campeia pelas ruas e pelos corações, discutir de forma fundamentada temas polêmicos pode contribuir para a promoção de uma cultura de paz. Portanto, legitimar espaços para o aprofundamento das aprendizagens não somente é necessário, mas vital para dinamizar e publicizar a produção de conhecimentos.


Metodologia 


Privilegiou-se uma perspectiva crítica e construtiva numa prática concreta: perguntar, problematizar, identificar fatos e situações significativas da realidade imediata. Teorizar sobre ela, ir além das aparências, refletir, discutir, buscar, conhecer melhor o tema problematizado. Voltar à prática para transformá-la com referências teóricas mais elaboradas e ações mais competentes. Tais procedimentos são utilizados pela chamada Pesquisa-Ação. Os participantes estão envolvidos de modo cooperativo e participativo. 

Resultados 


O envolvimento da escola pública com pesquisa básica pode ser considerado o resultado mais significativo desta ação. Estima-se levar a vivência para um grupo de 1500 pessoas sendo que a metade desta projeção já foi atingida. Tem-se ainda a produção de áudio-visuais e textos reflexivos além do envolvimento de professores de diferentes áreas do conhecimento.  


Considerações Finais


Quando se trabalha com educação é sabido que os resultados reais não podem ser vistos simplesmente em estatísticas. O resultado das ações realizadas pode ser percebido de forma direta e indireta por aqueles que fazem parte da comunidade escolar e que vivem e viveram a experiência, levaram consigo lembranças, práticas e práxis para sua vida enquanto cidadão. Tem-se ainda a construção da autoestima dos educandos nascendo ao escrever um texto sobre situações do cotidiano, ao apresentar um trabalho de qualidade e sentir-se incluso na sua diversidade.     



Palavras chaves: Educação Ambiental – Diálogos - Juventude     

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