terça-feira, 15 de março de 2011

Paisagens e Visões um pensamento a parte

Eu vejo. Eu passo. Eu leio. Eu escuto. Eu não conheço. Mesmo assim tenho algo a dizer. O que me remete um hotel de luxo na Beira- Mar? O que me vem a cabeça quando passo pela feira dos pássaros na Parangaba? Imagens são paisagens, e também visões. Uma paisagem não é formada apenas pelo seu tecido urbano, mas também, e talvez principalmente, pelas visões tiradas a partir de determinada perspectiva, e então divagadas, por vezes com interesses nas entrelinhas. Então, não há fome na França?! Nem crimes, familias desestruturadas ou corrupção? Ora, tudo que vejo são as luzes e a Torre Eiffel. E o que você me diria se lhe perguntasse sobre o Oriente Médio? Não que não hajam guerras mas, há apenas guerras? Assim, os lugares são rotulados, e o que está escrito no rótulo é a minha primeira visão sobre uma paisagem, assim somente quando me envolvo com um espaço e interajo com ele, ainda que pouco, é que tenho minha própria visão sobre esse lugar e afinal, a minha impressão é a que fica.

Visões, são a própria subjetividade e cada ser é singular logo, conhecer as diferentes visões faz-se nescessario para compreender as relações. Avalie um pouco: Será que as relações dos aposentados da praça do Ferreira são iguais as dos aposentados da praça Matriz da Parangaba? E o que constitui essas relações? Visões não podem ser definidas e nem se pode definir o que as constitui pois, visões são a própria subjetividade.

Por fim, ponho em relevo que as visões geram as relações e que as relações podem moldar o meio, bem como o meio pode moldar o homem, mas para tanto é preciso esquecer os rótulos, abrir com vontade os olhos e ver de verdade o que há ao redor. Leia as pessoas, escute os lugares, interprete as interpretações, busque.



Você entendeu o que acabou de ler? Se não, sugiro melhorar sua visão

Por Glayciany Silva

4 comentários:

  1. Estou impressionado com a qualidade da reflexão.
    Acredito que são produções como essas que contribuem para o crescimento da humanidade.

    A propósito, de quem é o texto?
    Sempre que publicarem algo, citar a fonte é algo fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Já foi posto o nome da autora,e os erros não se repetirão

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de parabenizar a jovem pelo texto. Muito bom um nível de reflexão espetacular. Continue assim.

    Deeem uma olhada no blog caosnaeducacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, façam novas postagens! Já participamos de vários eventos postem pelo menos as fotos!

    ResponderExcluir