quinta-feira, 21 de abril de 2011

GEMA: UMA IDÉIA, UM SONHO, AINDA VIVO, MAS, ... NÃO SEI POR QUANTO TEMPO!

Em 2008 - vieram 35. Ficaram - 10.
Em 2009 - vieram 25. Ficaram - 15.
Em 2010 - vieram 10. Ficaram - 02.
Em 2011 - vieram 25. Quantos ficarão?

Sabe, é muito difícil manter jovens organizados em algo que não gire em torno de festa, drogas, sexo e futilidades midiáticas. É difícil cultivar disciplina e compromisso com a sociedade e consigo mesmo. Ainda não cansei, mas estou desesperançoso. Este Grupo que já fez e já participou de muita coisa.

Em 2009, foi 3º lugar na Feira de Ciências da SEDUC. Em 2010 participou da VII Semana de Humanidades da UFC/UECE e este ano, teremos o Projeto Paisagens e visões em mostra na mesma feira. Em 2010, foi 1º lugar em Fortaleza, na categoria de Ciências Humanas na feira da SEDUC/SEFOR. O espétáculo GAIA, em 2009 foi um marco na escola. O dia da manga foi inesquecível. A intervenção do Projeto Acerte o Cesto, que abriu a Feira de ciências em 2010, foi impactante, apresentamos até no bairro Granja Portugal, no meio da rua, agora, no dia 02 de abril de 2011. Até bolsas de estudo do CNPQ nós conseguimos.

Mas, as coisas não estão bem. O grupo está disperso, não tem novas lideranças e não está conseguindo adesão de novos membros. Talvez seja o começo do fim.

Henrique Gomes de Lima-Coordenador do Grupo.
Também em processo de extinção

5 comentários:

  1. Meu nome é Joelmo, sou menbro do G.E.M.A. desde 2008, e ex-aluno da escola Adauto bezerra.
    Não é a primeira vez que nos deparamos com uma situação como esta, de vez em quando, principalmente nos começos de anos letivo, quando os novos projetos ainda estão se formando.
    Mas sempre superamos e estamos vivos ainda hoje, não sei o quanto tempo estaremos, mas até lá o que nos resta é acreditar que é possivel continuar com essa idéia.
    O G.E.M.A. hoje faz não só faz parte do meu projeto de vida, mas creio que também dos demais membros. Seja dos mais novos aos mais antigos, e creio que esse grupo não vai se esfacelar assim tão facil.

    ResponderExcluir
  2. Caro professor não desanime tenho o mesmo tipo de problema no sentido de manter o projeto da Escola Ambiental. Como o senhor já ouviu sonhos não envelhecem. Acho que o grupo é importante perante a sociedade e colobora firmemente para um avanço do verdadeiro sentido da educação. Estou à disposição para levantar o ânimo do grupo caso queira minha colaboração entre em contato comigo.
    32936748 - PROFESSOR DJACYR
    A gente poderia organizar o dia mundial do meio ambiente aí na escola. Podemos conversar sobre isso, conte comigo. seu projeto é maravilhoso e sulreal em termos de ação educativa. continue e vá em frente.

    ResponderExcluir
  3. Professor divulgue por favor:
    http://caosnaeducacao.blogspot.com/2011/04/razoes-para-aderirmos-uma-greve.html

    ResponderExcluir
  4. Oi nobres amigos e companheiros de sonhos.

    Querido Joelmo.Sua fala é uma injeção de força, ânimo e convicção. É motivo de alegria e muita garra. Obrigado.

    Nobre Profº Djacyr e companheiros da Escola Ambiental, tens razão, os sonhos não envelhecem.

    É bom saber com quem podemos contar. Espero que os membros do GEMA, percebam a grandiosa ideia que nos une.

    ResponderExcluir
  5. Olá prof,estive lendo a proposta do GEMA. Parabéns pela sua criatividade e esforço em querer envolver os alunos no despertar de uma consciência ambiental,são atitudes como essas q fazem do nosso mundo um lugar "ainda" bom de se viver. Bem, mas o que achei mais fascinante mesmo foram os seus olhinhos brilhantes, emocionados ao nos mostrar a proposta do GEMA quando estávamos apenas fazendo um inocente pesquisa sobre os projetos pedagógicos do AB,vc consegue envolver as pessoas com aquilo que vc acredita, continue assim... vá em frente. Imagine q esse sonho é uma semente, virão as intepéries (disfarça, nunca fui boa em Geografia, mas acho que essa palavra mesmo), os climas tensos, o frio, mas não deixe de regá-la ela lhe renderá bons frutos.

    Ass: a menina do relatório q foi aí te pertubar um dia desses, lembra?

    ResponderExcluir