sábado, 2 de março de 2013

Teoria Gaia

             No início da década de 60 o cientista britânico James Lovelock foi convidado pela NASA para participar de um projeto que iria pesquisar a possibilidade de vida em Marte e Vênus. A pesquisa foi feita através da analise da atmosfera dos dois planetas e do planeta Terra. No final da pesquisa concluiu-se que a composição química da atmosfera de Marte e de Vênus eram bem semelhantes, porém eram muito diferentes da atmosfera terrestre. Isso mostrou que era impossível que existisse vida igual a da Terra nos outros dois planetas.

James Lovelock
                Ao final da pesquisa Lovelock também notou que a composição química da Terra estava em constante desequilíbrio e isso criou nele a dúvida: como seria possível uma atmosfera com gases redutores e oxidantes em total coexistência abrigar vida da forma como existe? (Gases oxidantes e redutores são altamente reativos quando em coexistência. O que torna uma situação bastante instável).
               
Além desse desequilíbrio químico, Lovelock também notou que depois da formação da biosfera a Terra manteve um estado constante de clima, em que não teve uma alteração significativa da temperatura. Então Lovelock propôs que a única forma dessa atmosfera ter abrigado vida até hoje seria se existisse um mecanismo de autocontrole não só do clima, mas também da composição química da Terra. Essa ideia propõe a existência de um sistema cibernético autorregulado constituído na totalidade dos organismos, rochas de superfície, oceano e atmosfera estreitamente inter-relacionados e que a vida existente no planeta seria capaz de compor alças de retroalimentação, positivas e negativas, que seriam responsáveis pela manutenção de condições sempre favoráveis para a biosfera. É como se a Terra fosse um “superorganismo” que sempre tenta entrar em equilíbrio criando as condições necessárias para a vida. Esse sistema foi proposto à comunidade científica em 1974 com o nome de teoria Gaia.
Evolução de uma estrela -
Um dia o sol será uma
anã branca
                Porém os cientistas tiveram uma grande resistência à teoria, principalmente a idéia de que a Terra poderia ser um superorganismo, para eles isso mostrava uma linguagem teológica da teoria. Porém no início da década de 1980, Lovelock juntamente com Andrew Watson criou um modelo onde um planeta imaginário girava como a Terra e era aquecido por uma estrela idêntica ao Sol. Esse modelo ficou conhecido como Mundo das Margaridas (Daisyworld).
                No planeta só iriam existir duas espécies viventes, duas espécies de margaridas, margaridas claras e margaridas escuras, onde as duas iriam disputar por alimento e espaço. No modelo a competição entre as duas espécies levou a uma regulação da temperatura planetária, tendo as margaridas à capacidade de funcionar como estabilizadoras.
Mundo das Margaridas
               Para entender todo este modelo e o mecanismo de como ocorreria o controle no mundo das margaridas, é necessário supor uma estrela, que pouco a pouco aumentaria sua luminosidade. Inicialmente poucas plantas iriam nascer. Com o aumento gradativo da temperatura da estrela, começariam a nascerem muito mais margaridas, brancas e pretas. As margaridas negras, por possuírem maior capacidade de absorção de luz, teriam uma grande vantagem em relação às margaridas brancas em baixas temperaturas, tendo assim uma maior abundancia na superfície do planeta. Ao absorver a luz da estrela imaginária, iria impedir que fosse refletida luz para o espaço, atingindo temperaturas mais altas. Essa elevação na temperatura iria limitar o crescimento das margaridas negras e favorecer a proliferação das margaridas brancas na superfície do planeta, que por serem eficazes no ato de refletir a luz para o espaço, fariam com que a temperatura viesse a diminuir. E assim as margaridas negras teriam novamente seu crescimento favorecido, continuando este processo até que a estrela hipotética atingisse uma tal elevação de temperatura que fizesse com que todas as margaridas da superfície do planeta pegassem fogo.
             Esse modelo matemático fez com que a teoria fosse mais respeitada pela comunidade científica. Com a apresentação da teoria Gaia alguns assuntos começaram a ser discutidos, como por exemplo, a concentração de oxigênio permanecer em 21% durante milhões de anos. Atualmente muitos pesquisadores usam a teoria Gaia em diversos campos científicos e isso ajuda a romper a resistência que ainda existe a teoria.
(Conheça um pouco mais sobre a teoria e sua relação com o aquecimento global)
               "A Terra tem sido denegrida pelos seus próprios filhos: os humanos. Cada criação cumprindo seu papel mantém tudo em equilíbrio, gerando o ecossistema. Basta ser um pouco racional para entender esse sistema, e o quão importante é. Temos vivido como se não fôssemos parte desse sistema e sempre seremos vítimas de nós mesmos, vivendo como suicidas apenas por ser irracional." James Lovelock

3 comentários:

  1. Muito bom! Demais. Essa teoria me proporcionou ver a terra como algo vivo, que está em constante transformação para que seja possível haver vida dela. Tudo está conectado!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter certeza que estou na profissão certa, nunca deixo de me surpreender com as consequencias do que plantamos.

    É um simplesmente fantástico ver ex-alunos que não apenas estão amadurecendo na idade mas também nas atitudes.

    - Teoria Gaia! O que é isso!!!
    - Um jovem de menos de 20 anos falando desse assunto é surpreendente.
    - Só podia mesmo ser membro do GEMA.
    - Parabéns Lucas Gonçalves Monte; por assumir a difícil e importante missão de manter nosso site ativo. Espero que os demais membros se inspiram a fazer o mesmo.
    - Acredito que independente dos problemas e dificuldades, o grupo sempre se manterá ETERNO.

    Grande abraço a todos.

    Com respeito, admiração, saudades e amor: - Henrique Gomes de Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio professor, mas todo o mérito são dos pesquisadores do artigo que eu li para fazer o texto. Se o artigo não fosse bem explicado, não seria possível eu fazer a postagem.

      Excluir