sexta-feira, 7 de junho de 2013

FELIZ É A ESCOLA ONDE OS ESTUDANTES AINDA PODEM SER PROTAGONISTAS.

Segundo as 400 pessoas que participaram do Seminário Juventude e Política realizado na Escola Adauto Bezerra, o evento se caracterizou como um momento de formação e de crescimento pessoal e coletivo. A temática Política foi investigada de forma crítica e baseada em pensadores como Aristóteles, Maquiavel e Hannah Arendt. 
Como membro-fundador do Grupo de Estudos do Meio Ambiente, o professor Henrique Gomes de Lima fez uma breve abertura e deixou os trabalhos sobre a responsabilidade dos alunos membros do grupo e alguns alunos que compõem a diretoria do Grêmio Professor Dantas Machado.
Logo em seguida foi interpretada ao vivo e ao som de voz e violão a música Não é sério de Charlie Brown Jr. que versa sobre a forma como a Juventude é tratada no Brasil. 
E, embora curto, amador e sem edição nenhuma o documentário com alunos e professores foi o máximo. Observem as perguntas que foram feitas: na sua concepção, o que é política? Quando você ouve a palavra política, qual a primeira ideia ou expressão que vem na sua cabeça? Qual a diferença entre política e politicagem? Como você vê atualmente a participação da juventude nas ações políticas?
Além deste momento teve ainda a exposição de outro documentário sobre as origens e os debates ideológicos para a criação da Declaração Universal dos Diretos Humanos. Os representantes da atual diretoria do grêmio - Gestão UNIFICADOS também fez sua exposição sobre o tema. Conclui-se os trabalhos com um breve debate e mais uma apresentação musical.

Esta atividade é apenas uma pequena iniciativa de grupos estudantis atuantes e conscientes das ações que fazem São rapazes e moças que estão construindo dia a dia seu senso crítico. São pessoas que perceberam que o processo histórico é construtor de consciências. Para grupos como o GEMA e grêmios estudantis atuarem de forma autônoma e sem patrulhamento ideológico é necessário que a gestão de qualquer instituição tenha uma visão realmente democrática, uma de educação libertária, uma gestão holística veja os jovens como protagonistas. Uma futura gestão da Escola Adauto Bezerra tem que possuir estas características, caso contrário deixará "ser" Escola Adauto Bezerra.

        


    

 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário