Ocorreu no último dia 25 de maio de 2011, das 08:00 às 18:30h no auditório do BNB no bairro Passaré, o Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental. O evento promovido e organizado pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil teve como objetivo debater os compromissos das lideranças públicas, empresariais e da sociedade na discussão de questões relativas ao relacionamento com o meio ambiente e implementação de ações baseadas nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Produção mais Limpa.
O referido evento tinha como público-alvo empresários, políticos, executivos, cientistas, professores, técnicos e jornalistas. Temas como Licenciamento Ambiental, Política Ambiental, reúso de água, energia solar, requalificação urbana de Fortaleza estavam na pauta. E ainda a mostra de experiencias exitosas realizadas por empresas privadas como por exemplo a Esmaltec, ACS - Engenharia Ambiental e COELCE.
Dá pra perceber que o negócio foi sério, que os convidados eram seletos e os temas bem densos. Pois é! Foi nesse negócio que o GEMA se meteu. Vinte estudantes acompanhados dos Professores Henrique Gomes e Antonio Dantas.
Nossa chegada causou impacto já portaria. Imagina: um monte de estudantes fardados - É UM PROTESTO! - Ao chegar na recepção do credenciamento, todos nos olhavam daquele jeito - O QUE É QUE ESSE POVO ESTÁ FAZENDO AQUI!? Mas, foi tranquilo.
Tivemos a oportunidade ouvir a representate do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, falando sobre as ações do governo CID GOMES. Deu pra perceber que há disputas de poder entre SEMACE e CONPAM, sem falar que os dois órgaões não estão tendo muito sucesso na prevenção e punição dos crimes ambientais que ocorrem no Ceará. As perguntas que o professor Henrique fez incomodaram bastante.
Interessante também foi e exposição feita pelo representate da Prefeitura de Fortaleza relatando as ações referentes aos Projetos de Requalificação Urbana de Fortaleza. O negócio é medonho, como cidadãos de Fortaleza, temos que conhecer e acompanhar. É importante perguntar porque o conceito de BELO, ainda não foi compreendido ou aceito pela pela população. O QUE É MESMO FORTALEZA BELA ?
Quem vestiu a saia mais justa mesmo foi o representtante da COELCE. Teve que engolir seco a série de reclamações da platéia. Sua exposição foi por incível que pareça APAGADA.
Muitas considerações podem ser feitas, mas, por enquanto é só. Acreditamos que cada estudante que lá esteve saiu mais curioso e informado com relação a esse tema tão sério, delicado e que está sendo desconsiderado pela grande maioria da população, e, principalmente pelos donos do poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário