domingo, 15 de dezembro de 2013

O QUE É UM GRUPO?

Para a Sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum. Para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo de maneira forma ou informal.

Existem os grupos primários que são pequenos e com relações íntimas; é o caso das famílias. Há também os grupos secundários: grandes e com relações formais e institucionais podem durar anos ou terem curta vida, já os intermediários podem alternar as duas características anteriores é o caso das escolas.                        


Que tipo de grupo é o GEMA?

Nos encaixamos nas definições técnicas? Não sei, e na verdade não sei se quero saber. Acho que somos Razão e Emoção. É como afirma nossa frase característica: lugar de sonhos, espaço de ideias, paisagem de desejos e território de ação.

No último encontro tivemos, sábado dia 14 de dezembro de 2013, aconteceram eventos indescritíveis. Foi nossa confraternização. Foi muito forte.

Acreditamos que os membros que não puderam comparecer tiveram motivos superiores. Mas foi um encontro verdadeiramente histórico. Saibam os que deram uma "passadinha" no AB:


Tiago Souza, Carlos, Ana Luzia, Joelmo Ávila, Diego Lima, Anderson, João Paulo, Suzy Sousa, Gislane Santos, Evelyne Lima, Jackson Barbosa, Marylia Marques, Mayara Freitas, Lucas Gonçalves, Adson Ribeiro, Ana Mayla, Ana Mistye, Mariana Crislânia, Carmem Janiele, Saulo, Erberson Rodrigues, Gustavo Santiago, André Rocha, Shelda, Joyce, Kessia, Jonatas, Marlom, Camila Lima, Daniel, Lucas de Paula, Isabele Oliveira, Sandro, Mariana Silva, Debora Evelyn e Nayane Larissa.

É cabalístico: parece ser a mesma quantidade de pessoas da primeira reunião formal acontecida no dia 21 de junho de 2008.












3 comentários:

  1. A sigla "GEMA" deveria ser adjetivo, porque assim poderíamos caracterizar o GEMA como GEMA. Ou dizer até que nosso encontro foi GEMA :D

    ResponderExcluir
  2. Tem um nome para essas coisas na Língua portuguesa, só não sei qual é. É um ótimo trocadilho rapaz.
    Que bom que estais usando nosso site. Precisamos de textos e conteúdos autorais, interpretações, análises. Meu sonho é ver um texto novo de um membro do grupo pelo menos toda semana. Cadê os seus jovem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos incentivar isso para o próximo ano...acho que acabei me acomodando no meu blog, por me sentir mais livre lá. Cada vez mais os membros do grupo estão criando blogs, poderíamos pegar um texto por semana do blog de cada membro, caso autorizem, e postar aqui. Nem que não seja uma relação direta sobre meio ambiente...

      Excluir