Sou muitos. Sou convergência. Interdependência. Sou terra, bicho, sou água, sou ar. Sou uma entidade tentando tirar a "remela" dos olhos. Lugar de sonhos. Espaço de Ideias. Paisagem de desejos. Território de Ação.
Essa lista de eco-atitudes ajuda a salvar o planeta e você a poupar dinheiro, energia, água. Ponha em prática, cada um deve fazer sua parte !
- Aproveite o sol Prefira o sol à máquina de secar, assim você reduz a conta de eletricidade e as emissões de CO2.
- De gota em gota o rio evapora Feche bem as torneiras e regule o caudal (volume de líquido que atravessa uma certa área por unidade de tempo)
- Fiscalize Evite produtos marinhos que comprometem as espécies e os ecossistemas, assim contribuindo na preservação.
- Plástico faz mal à saúde Quando for às compras, utilize sacolas de pano em vez de plástico.
- Seu lixo merece atenção Recicle o lixo: papel, vidro, plástico, metal, pilhas e matéria orgânica.
- Deixe os peixes se reproduzirem Consuma apenas pescados e frutos marinhos acima dos tamanhos mínimos legais, assegurando a sustentabilidade dos recursos marinhos.
- A pressa é inimiga da perfeição Na estrada reduza a velocidade de seu carro de 120 para 100Kmh deste modo, você poupa combustível, diminui as emissões de CO2 e o risco de sofrer acidentes.
- Tire da tomada Se todos deixássemos os eletrodomésticos desligados em vez do modo standby, teríamos uma central termoelétrica a menos no país.
- O brócolis é nosso amigo A produção de 1Kg de carne gasta 40 vezes mais água do que a produção de 1Kg de batatas. Seja vegetariano pelo menos uma vez por semana.
- A luz acaba com o planeta e seu bolso Utilize lâmpadas de baixo consumo, além de poupar dinheiro, também reduz o consumo de energia e as emissões de CO2.
O Grupo de Estudos do Meio Ambiente – GEMA, entidade de caráter científico e cultural, vinculada a Escola Governador Adauto Bezerra, embuida de seus objetivos e concepções, publica edital que ora, faz as recomendações e orientações para a realização da I MOSTRA GEMARTE – MOSTRA GEMA DE ARTE.
II.PÚBLICO ALVO.
Estudantes regularmentematriculados na Escola Gov. Adauto Bezerra e servidores.
III.OBJETIVOS.
ØSensibilizaros estudantes para o desenvolvimento de uma cultura do olhar, do sentir e da percepção ambiental;
ØPromover um processo de reflexão buscando mudanças atitudinais;
ØLegitimar o protagonismo juvenil;
ØPromover interação entre a comunidade escolar.
IV.REGULAMENTO.
01.Trabalho Gráfico – O participante deverá produzir, individualmente, um trabalho gráfico em superfície plana, criativo de e pertinência sobre as temáticas da mostra. Qualquer técnica de arte poderá ser utilizada (tinta, lápis de cor, pastel, giz de cera, carvão,colagens, etc).
Em virtude da concepção ideológica da proposta, recomenda-se o uso de material alternativo, como por exemplo o verso de qualquer tipo de papel já utilizado: cartolinas e cartazes de propaganda, jornais, papelão, plástico, restos de madeira e qualquer outra coisa, desde que seja reproveitado.
Não há limite mínimo nem máximo para o tamanho do trabalho.
Primando pela originalidade e por iguais condições, recomenda-se que não sejam utilizados recursos tecnológicos, como computação gráfica, por exemplo. Evitar também o uso de logomarcas governamentais e logomarcas publicitárias a não ser que estejam sobre a forma de charges. Em virtude da proposta e também do ambiente escolar, não serão aceitos trabalhos de natureza apelativa, ou seja, desenhos, imagens e composições que agridam moral e/ou eticamente qualquer indivíduo ou instituição
Não há limites de quantidade de trabalhos por cada participante.
Não há limites para a imaginação.
02.Trabalho Escrito – Opcional. O participante deverá elaborar um texto em qualquer estilo literário, de boa argumentação e de pertinência sobre o tema da mostra.
Trabalhos digitados devem ter entre 15 e 30 linhas e trabalhos escritos à mão deverão ter entre 20 e 40 linhas, incluindo a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento livre e considerações finais.
V.TEMA, INSCRIÇÃO E DATAS.
Linhas temáticas:
1.O olho que observa o mundo, vê o que?
2.Toda ação corresponde a uma reação.
3.O mundo e suas infinitas faces.
4.Por trás da realidade.
5.Além do óbvio ululante que pupula nas sinapses antrópicas.
6.Olhos de ressaca.
7.Metendo o dedo na hipófise.
8.Gozo cognitivo.
9.Arrancando a casca da ferida.
10.Incomodando a (des)ordem estabelecida.
Inscrição: hoje,logo e agora. Entregar os trabalhos a qualquer membro do GEMA.
Entrega dos trabalhos: até a segunda semana de novembro de 2009.
Data mostra: final de novembro de 2009.
VI.DISPOSIÇÕES FINAIS.
A comissão organizadora será responsável pela montagem da exposição. Os materiais produzidosserão divulgados nos meios de comunicação da escola e aonde mais for possível. Os casos não explicados neste edital podem ser esclarecidos pela comissão organizadora.
Criado em Junho de 2008, o GEMA - Grupo de Estudos do Meio Ambiente da Escola Bezerra, vem buscando construir a cultura do olhar, do perceber e do agir. Dentre seus objetivos, desenvolver ações reflexivas e práticas para a compreensão de fenômenos naturais e humanos é o que mais pode ser destacado. Sonhar, ter atitude, cuidar, evoluir. É o que buscamos. É o que difundimos.
No dia 05 de setembro de 2009, as 08:00h da manhã, mais um momento simples, mas ao mesmo tempo grande. No auditório da nossa escola, a reunião de acolhida aos novos participantes. Os membros fundadores Ana Luzia, Braiam, Carlos, Darliene, Gabriela, Juliana, Tiago e Vieira juntamente com o coordenador do Grupo o Profº Henrique Gomes prepararam um momento todo especial com direito a apreciação musical da Orquestra YANNI e ainda a vivência da dinâmica do nó. Os alunos pioneiros apresentaram o projeto GEMA aos novos participantes e houve ainda a entrega de minerais simbolizando o significado do grupo. Outros membros fundadores como Roberto, Maryane, Waldir, Vladiane, Ronys e Joelmo não puderam comparecer. A profª Nara Gadelha, também coordenadora do grupo enviou mensagem, saudando a reunião. Rebemos ainda a visita especial do profº Antonio Machado Dantas que falou aos jovens sobre a importância da participação.
Como encaminhamentos tem-se o curso que será realizado pela FIC -Faculdade Integrada do Ceará, para os membros e outros interessados e a realização da I Mostra GEMARTE - Mostra GEMA DE Arte.
E, assim estamos fazendo história. Quem quizer participar é só vir. Será muito bem vindo!!!
Salve o planeta! Salve o pais Salve o verde das matas o mico leão dourado o tucano o boto rosa também
A terra apenas chora e as pessoas cantam a dor maremotos ,terremotos ,lixo e destruição o bicho homem passou por aqui deixou sua marca sua pegada o símbolo de sua ambição
Por que tem que ser assim? os animais sofrem , e também amam só não conseguem falar mais através de seus olhos podemos decifrar.
O mundo precisa se concientizar para que possamos em união construir cada vez melhor com os rios, matos, bichos e homens vivendo em harmonia.
Cientistas do Plano das Nações Unidas para o Meio Ambiente calculam que existam entre 10 e 100 milhões de espécies de seres vivos no planeta. Hoje, somente 1,4 milhões são conhecidos e 25% estão ameaçados de extinção. Todo dia, no mundo inteiro, desaparecem quase trezentas espécies animais e vegetais devido à destruição de seus habitats. O Brasil é um dos países com o maior nível de biodiversidade do planeta. Infelizmente, vários fatores têm contribuído para a destruição de grandes áreas dos ecossistemas mais ricos do país: Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. Dentre as atividades que ameaçam estes ecossistemas estão a agricultura e pecuária, a extração de madeira, a mineração e a indústria poluente. Em 1990 o IBAMA compilou uma lista de animais em extinção no Brasil. A maioria das espécies é oriunda da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Entre eles estão: 57 mamíferos, 108 aves, 9 répteis e 32 invertebrados.
Tigre Branco Habitat: China, Sumatra (Indonésia) e Sibéria Ameaças: Caça ilegal (Comercio de pele) e perda de habitat Situação actual: Os do mar Cáspio, Bali e Java extinguiram-se, até em cativeiro. Restam 50 adultos na China, 250 em Sumatra e outros tantos na Rússia.
Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus Classe: Aves Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae Habitat: Buritizais, matas ciliares e cerrado adjacente. Nome comum: Arara Azul
Características: Assim como todas as 18 espécies de arara possui bico forte, língua carnosa e cauda longa em forma de espada. São menos dotadas que os papagaios para a fala e conseguem aprender apenas algumas palavras isoladas. Alimentam-se de sementes, frutas, larvas e insetos. A época reprodutiva vai de novembro até janeiro. Os ovos são postos na primavera e os adultos alimentam os filhotes regurgitando a comida. Com seis meses de vida as araras já são adultas, mas a maturidade para reprodução é a parir dos 3 anos. Podem viver de 30 a 40 anos. Hoje, a arara azul faz parte da lista de animais em extinção devido à caça e a destruição do meio ambiente.
As idéias para reciclar garrafas Pet são sempre bem-vindas, reciclando materiais que demorariam muito tempo para se decompor como o plástico, estaremos ajudando o nosso planeta. E além de tudo, podemos fazer coisas legais para nossa casa, sem gastar muito. Vejam 6 ótimas idéias para reciclar garrafas pet, são sugestões criativas para decorar seu espaço.
Diariamente produzimos kg de papel e deixamos para o lixo ou então enviamos para a reciclagem, mas sabia que pode fazer, na sua própria casa, a reciclagem desse mesmo papel usado?
Siga as seguintes instruções e “divirta-se”:
Material necessário:
papel e água bacias: rasa e funda balde moldura de madeira com tela de nylon ou peneira rasa moldura de madeira sem tela liquidificador jornal ou feltro pano esponjas ou panos/trapos estendal prensa ou duas tábuas de madeira peneira côncava (com “barriga”) mesa
A - Prepare a polpa: Rasgue o papel em bocadinhos e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos. A polpa está pronta.
B - Fazer o papel: 1. Despeje a polpa numa bacia grande, maior que a moldura. 2. Coloque a moldura sem tela sobre a moldura com tela. Mergulhe a moldura verticalmente e deite-a no fundo da bacia. 3. Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo a que a polpa fique depositada na tela. Deixe escorrer o excesso de água para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura sem tela. 4. Vire a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano. 5. Tire o excesso de água com uma esponja. 6. Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda húmida sobre o jornal.
C - Prensar as folhas Para que as folhas de papel artesanal sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras seja mais firme, faça pilhas com o jornal da seguinte forma: Empilhe três folhas do jornal com papel artesanal. Intercale com seis folhas de jornal ou um bocado de feltro e coloque mais três folhas do jornal com papel. Continue até formar uma pilha de 12 folhas de papel artesanal. Coloque a pilha de folhas na prensa por 15 minutos. Se não tiver prensa, ponha a pilha de folhas no chão e pressione com um bocado de madeira. Pendure as folhas de jornal com o papel artesanal no estendal até que sequem completamente. Retire cada folha de papel do jornal e faça uma pilha. Coloque esta pilha na prensa por 8 horas ou dentro de um livro pesado por uma semana.
Com 25 quilómetros de orla, Fortaleza tem algumas praias poluídas, entretanto, oferecem atracções que superam a frustração do banho proibido. É o caso das bonitas e urbanas Iracema, Meireles e Mucuripe, com calçadões e repletas de bares e restaurantes. Iracema proporciona ainda o mais belo pôr-do-sol da cidade, enquanto Mucuripe traz o bucolismo das jangadas de velas brancas cruzando o mar. Onze quilómetros do Centro, porém, o mergulho é garantido na praia do Futuro, a mais movimentada da capital, pontuada por animadas barracas que reúnem representantes de todas as tribos.
Conheça as belas praias de Fortaleza ,e faça sua parte, não jogue lixo nas praias ,preservai para que elas continuem belas. " SALVE O PLANETA "